domingo, 10 de fevereiro de 2008

a visita e a política



A menina veio de longe, "de la mitad del mundo", para visitar por quatro dias, depois de 7 meses vivendo por lá ... eu não sei, mas ela antes era ... humm, um pouquinho diferente... mas tudo bem, isso não foi e nem é problema; o problema foi a razão da viagem: conseguir documentos na universidade e depois reconhecê-los em cartórios ou coisa que o valha. Nossa, foi aí que ela - ou melhor, nós - descobrimos que aqui também tem burocracia! Com toda a eficiência que se presume haver, a informação recebida foi a de que se levariam 3 semanas para se conseguir os documentos! Desespero, rogos, explicações, afinal de contas, a menina só conseguiu uma semana de licença do seu trabalho - em um ministério de um país latino-americano, e provavelmente "burocrático" ao quadrado.
Sem dizerem nem que sim e nem que não (ou seja, se teriam "piedade, piedade" e fariam os docs fora do prazo de três semanas), ao dia seguinte ligaram para dizer que sim!! explico o sim: os documentos estavam prontos! A diferença entre essa burocracia e a nossa 'latino- americana' é que lá com suborno vai garantir a pressa, aqui nem nos atrevemos ao suborno, de repente temos um medo absurdo de algo invisível e amaeaçador que nos impede mesmo de pensar em oferecer a propina... mas a diferença maior é que por lá esperamos burocracia, demora, cancelamento... aqui pensamos viver num lugar do imediato, da eficiência e da prática... então, descobrimos que além de, sim, demorarem a dar os diplomas e certificados, também tem que se levar tudo a um cartório local, depois a um estadual para reconhecer e validar as assinaturas... e paga-se caro! oxeeenteee... parece coisa do Brasil, né não? pois foi aqui, na Califórnia... e a menina, bem, a menina saiu daqui com esse comentário: "não importa se vencer Barak Obama ou Hillary Clinton, é tudo a mesma merda..."
Bem, uns dois dias antes, eu havia timidamente dito ao meu aluno na universidade: se eu pudesse votar, votaria por Obama... pensei e pensei nessa política e nesse país, enquanto pensava na burocracia lá e cá... tudo a mesma merda, mas, olha, a merda daqui foi menos demorada e... muito mais cara do que os vinte reais de propina que certamente gastaríamos por lá. Hum... o que tem isso a ver com política, com Obama e com Clinton? sei não, mas sei que a visita da menina esquisita foi muito legal, depois eu conto mais...

Nenhum comentário: